Plácido Domingo

Filme(s) no Festival: Don Giovanni , Macbeth

Plácido Domingo, tenor lírico spinto, músico e maestro espanhol, é conhecido por sua poderosa voz de grande flexibilidade e sua técnica vocal impecável, o que lhe permitiu cantar diversos papéis de tenor lírico até o dramático. Esse artista multifacetado, reconhecido como um dos melhores e mais influentes atores cantores da história da ópera, também é um maestro e uma grande força como administrador de ópera em seu papel de diretor-geral da Ópera de Los Angeles. Seu repertório agora abrange 150 funções, com mais de 3900 apresentações de carreira. Realizou mais de 500 apresentações de óperas e concertos sinfônicos com os mais prestigiosos teatros.

Em 1993, fundou a competição internacional de voz Operalia. Recebeu doutorados honorários da Universidade de Oxford e da Universidade de Nova York por seu compromisso vitalício e contribuição para a música e as artes. Fez sua primeira aparição no palco em um papel de barítono, em 2009, interpretando o papel-título de Simon Boccanegra em Berlim.

Desde então, adicionou vários papéis de barítono de Verdi em seu repertório, entre eles o de MacBeth, em 2018, no Staatsoper de Berlim, que temos o prazer de apresentar no Festival. Em 29 de outubro de 2017, levou à cena, no Teatro dos Estados de Praga, Don Giovanni, de Mozart, por ocasião do aniversário de 230 anos da estreia mundial dessa ópera. Domingo utilizou a mesma partitura original dessa estreia, preservada no Conservatório de Praga e anotada pela mão do próprio compositor.

Ver todos os Artistas