Destaques da programação

03/10/2018


‘Don Giovanni’ é um dos principais destaques da programação da quarta edição do festival  Ópera na Tela. A récita, dirigida por Jiří Nekvasil, foi regida pelo famoso tenor lírico e maestro espanhol Plácido Domingo no Teatro dos Estados de Praga, em uma reconstituição perfeita da primeira regência de Mozart da peça de sua autoria, feita há 230 anos no mesmo local, quando este se chamava Teatro Nostitz. A produção levou cinco anos até sair do papel desde que Domingo a idealizou como uma homenagem ao compositor austríaco.

 

 

Neste ano, a mostra de filmes no Parque Lage exibirá pela primeira vez uma ópera apresentada no exclusivo Festival de Bayreuth, local concebido por Richard Wagner e que se tornou uma meta de peregrinação dos entusiastas de sua obra. O público poderá assistir ‘Tristão e Isolda’ dirigida por Katharina Wagner, bisneta do compositor. Isso sem a espera de até sete anos por um ingresso, como ocorre para as apresentações do festival na cidade alemã.

 

 

O tenor brasileiro Atalla Ayan poderá ser visto em uma versão inventiva passada na lua em ‘La Bohème’, no papel de Rodolfo, um dos protagonistas da história dos jovens artistas que vivem na penúria. A seu lado, a soprano australiana Nicole Carr, no papel de Mimi, e a russa Aida Garifullina, que cantou com Robbie Williams na abertura da Copa do Mundo da Rússia, no papel de Musetta. A montagem dirigida por Claus Guth e sob a batuta de Gustavo Dudamel, um dos principais regentes de sua geração, foi apresentada na Ópera Nacional de Paris.

 

 

A montagem de ‘Carmen’, dirigida por Valentina Carrasco ao ar livre nas Termas de Caracalla em Roma, transpôs o drama passional vivido pela cigana e o soldado Don José na fronteira entre o México e os Estados Unidos. A proposta é refletir sobre a crise de imigração e debater questões contemporâneas através de uma mise-en-scène moderna e engajada, porém respeitando fielmente a partitura original.