Sobre o Festival

Quarta temporada do Festival Ópera na Tela leva 12 récitas inéditas para o Parque Lage, entre 27 de outubro e 8 de novembro

ENTRE AS 12 OBRAS INÉDITAS DOS MAIS IMPORTANTES FESTIVAIS E TEATROS DE ÓPERA DA EUROPA ESTÃO ‘LA BOHÈME’, ‘CARMEN’, ‘TRISTÃO E ISOLDA’ E ‘DON GIOVANNI’

Integrado à agenda cultural carioca, o Festival Ópera na Tela, em sua quarta edição, retorna ao Parque Lage, na zona sul do Rio, exibindo 12 óperas inéditas e recentes (2017/2018) em telão em uma tenda cristal ao ar livre montada especialmente para o evento. Entre 27 de outubro e 8 de novembro, o público poderá assistir montagens clássicas e célebres apresentadas em teatros de Paris, Milão, Roma, Barcelona, Praga, Berlim, Salzburgo e Bayreuth, entre outros grandes palcos líricos.

O festival dará ao público mais uma vez a oportunidade de se emocionar com os maiores cantores do mundo: com destaques esse ano para Anna Netrebko (presente em 3 óperas: (Aída, Macbeth e Andrea Chénier), Plácido Domingo (Don Giovanni e Macbeth), Aida Garifulina (Romeo e Juliette e La Bohème), Anja Herteros (Tosca) e o tenor brasileiro Atalla Ayan (La Bohème). Também estão presentes regentes lendários como Ricardo Mutti (Aída), Daniel Barenboim (Macbeth), Riccardo Chailly (Don Pasquale e Andrea Chénier) e Christian Thielemann (Tosca e Tristão e Isolda).

Entre os destaques da programação está ‘Carmen’, dirigida por Valentina Carrasco, nas ruinas das Termas de Caracalla, em Roma. A argentina transpôs o drama passional vivido pela cigana que dá nome ao espetáculo e o soldado Don José para a fronteira entre o México e os Estados Unidos com o objetivo de refletir sobre a crise de imigração e debater questões contemporâneas.

Já ‘Don Giovanni’ foi dirigida pelo tenor lírico e maestro espanhol Plácido Domingo no Teatro dos Estados de Praga, em uma reconstituição perfeita da primeira apresentação dessa obra com regência do proprio Mozart há 230 anos.

Nessa edição, as obras Boris Godunov, Don Pasquale, Turandot, Andréa Chenier, Tristão e Isolda e Romeu e Julieta serão apresentadas pela primeira vez no âmbito do Festival.

Após as exibições no telão, os filmes do festival chegarão aos cinemas de mais de 20 cidades brasileiras onde ficará até outubro de 2019.

No Rio, além da programação a céu aberto e nos cinemas, haverá uma masterclass de canto lírico com Raphaël Sikorski, renomado técnico vocal francês, responsável pelo treinamento dos principais nomes da ópera da
atualidade. A masterclass será gratuita e acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda no Rio, acontecerão ações educativas coordenadas pelo maestro Ricardo Prado, especialista em educação musical. No ano passado foram oferecidas quatro sessões para cerca de 200 alunos de escolas públicas e particulares. Este ano estão previstas 4 sessões, sempre no Cine Odeon Net Claro, na Cinelândia.

Com patrocínio master da Edenred, Ticket e do Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, patrocínio da EDF Norte Fluminense, e copatrocínio BNP Paribas e MedRio, o espaço contará com cadeiras confortáveis, tela gigante, som e imagem de alta qualidade para proporcionar ao público uma experiência, mais uma vez, inesquecível .

Os ingressos no Parque Lage, no Rio, terão valores acessíveis a todos os públicos (R$ 24 inteira) e nos cinemas valores praticados de acordo com a bilheteria. A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que esse ano chegou a 88 cidades brasileiras e somou um público de mais de 172 mil espectadores.