Recital Kseniia Proshina
RIO DE JANEIRO
23 DE NOVEMBRO às 19h
Parque Lage
R. Jardim Botânico, 414
BRASILIA
28 de NOVEMBRO às 19h
Sala Le Corbusier
SES Av. das Nações – Quadra 801 – Lote 04
KSENIIA PROSHINA
Soprano
Convidada de honra do festival
A soprano russa Kseniia Proshina juntou-se ao Programa de Jovens Artistas da Ópera Nacional de Paris em 2019. Durante as temporadas 2019-2022, ela se apresentou frequentemente na Opéra Garnier, Opéra Bastille, Opéra Dijon, sala de concertos La Grange au Lac, Théâtre des Bouffes du Nord e Athénée Théâtre Louis-Jouvet em Paris. Seu repertório incluía programas de concertos, bem como papéis em óperas como Le nozze di Figaro, The Rape of Lucretia, Dido and Aeneas, L’incoronazione di Poppea e Parsifal.
No outono de 2022, Kseniia iniciou uma carreira freelance, estreando como Juliette em Roméo et Juliette de Gounod na Ópera de Malmö, na Suécia. Mais tarde naquela temporada, ela desempenhou o papel-título em Zaide de Mozart em teatros em Rennes, Nantes, Besançon e Quimper.
Nas temporadas subsequentes, Kseniia fez sua estreia na Komische Oper Berlin, onde interpretou Romilda na produção de Stefan Herheim de Xerxes de Händel. Ela mais tarde desempenhou o papel da Rainha de Shemakha em O Galo de Ouro de Rimsky-Korsakov, dirigido por Barrie Kosky.
Em 2023, Kseniia interpretou Donna Anna em Don Giovanni de Mozart no Festival de Glyndebourne na Inglaterra. No outono de 2024, ela estreou no Frankfurt Opera como Gilda em Rigoletto de Verdi.
Na temporada 2024/25, Kseniia está de volta à Malmö Opera para interpretar Musetta em La Bohème de Puccini. Na temporada 2025/26, ela está programada para aparecer na Canadian Opera Company em Toronto, reprisando o papel de Juliette.
Olhando para o futuro, Kseniia Proshina foi convidada para reprisar os papéis da Rainha de Shemakha e Donna Anna, bem como para estrear como Violetta em La Traviata de Verdi.
Kseniia Proshina nasceu em Vladivostok, onde seus pais estavam estacionados para trabalhar após se mudarem de Samara. Ela passou os primeiros seis meses de sua vida lá antes que a família retornasse para sua cidade natal no Rio Volga. Kseniia frequentou a Escola nº 148 e seu departamento de música afiliado, onde estudou performance vocal com Irina Ogloblina. Mais tarde, ela continuou sua educação no Instituto Estadual de Cultura de Samara com Raisa Gladkova. Enquanto estava lá, ela desempenhou o papel-título em The Snow Maiden de Rimsky-Korsakov e o papel de Sonia Gurvich em The Dawns Here Are Quiet de Molchanov no estúdio de ópera do instituto.
A partir de 2014, Kseniia participou de programas de treinamento vocal na Itália sob a orientação de Alessandro Svab na Accademia Lirica Santa Croce em Trieste. Em 2016, ela se mudou para a Itália para se especializar ainda mais no repertório italiano com A. Svab. Durante esse tempo, ela preparou e interpretou papéis como Gilda em Rigoletto de Verdi, Adina em L’ Elisir d’Amore, Susanna em Le nozze di Figaro de Mozart e Serpina em La Serva Padrona de Pergolesi.