ROMEU E JULIETA

Charles-François Gounod - Ópera de Paris Bastille

COMPRAR INGRESSO - PARQUE LAGE VER A PROGRAMAÇÃO NOS CINEMAS

Duração: 2h30
Cantado em francês

Ópera em 5 atos, criado em 1867
Libreto de Jules Barbier e Michel Carré, baseado no drama de Shakespeare

Diretor: Thomas Jolly
Maestro: Carlo Rizzi
Orquestra: Opera de Paris

Elsa Dreisig (Julieta), Benjamin Bernheim (Romeo), JeanTeitgen (Frère Laurent), Lea Desandre (Stefano).

Uma jovem Capuleto, Juliette, de quatorze anos, e um jovem Montague, Romeo, um pouco mais velho, se encontram por acaso e se apaixonam. Mas as suas famílias respectivas se detestam e Juliette está prometida a outro. Os amantes vão ter que lutar contra o ódio de seus clãs.

Última produção lírica da temporada na Ópera de Paris (junho de 2023), Romeu e Julieta de Gounod foi recebido na cortina final por uma salva de palmas ininterrupta para a atenção de todos os artistas, em particular do diretor e sua equipe. Deve-se dizer que o show é particularmente deslumbrante.
Thomas Jolly conta com seu conhecimento da obra de Shakespeare para lembrar que a história de Romeu e Julieta se passa em tempos de peste. Esse contexto ressoa com a história e intensifica a ameaça que pesa sobre esse drama.
E este mundo confinado por uma pandemia é aqui o da Ópera de Paris: toda a encenação se baseia numa espécie de réplica da grande escadaria da Ópera Garnier, colocada sobre uma roleta que permite variar os pontos de vista. A estética imediatamente reconhecível de Thomas Jolly ajuda a reforçar o aspecto sombrio da obra. Enormes candelabros dão a esta estrutura um aspecto gótico, ao mesmo tempo grandioso e perturbador.

O elenco é impecável, a equipe montada para a ocasião é formada por cantores/atores que todos têm o físico do seus personagens, o que agrega realismo a esta produção. Os dois famosos amantes encontram em Elsa Dreisig e Benjamin Bernheim intérpretes convincentes no palco e vocalmente adequados. Ambos têm a juventude de seus personagens. Dreisig tem um timbre luminoso e uma técnica sólida que lhe permite interpretar a sua valsa de forma brilhante. Ela bravamente aborda a ária « Amour ranime mon courage » que a leva ao limite de seu alcance, principalmente no baixo, e é particularmente comovente na cena final. Bernheim, voz solar e cantoria requintada, retrata um Romeu próximo do ideal, a sua ária “Ah, lève-toi soleil” toda matizada e coroada de agudos gloriosos valeu-lhe uma merecida aclamação. Saudamos também a sua dicção exemplar.
Huw Montague Rendall faz um grande número em Mercutio, amigo e confidente zombando dos caprichos amorosos de Romeu para melhor se colocar a seu serviço.
Stephano é apresentado aqui como um menino rebelde, jornaleiro fanfarrão, provocador contra os Capuletos. Lea Desandre acrescenta a agilidade de sua voz iridescente, ornamentada, vibrante, além de seu investimento cênico deliberadamente zombeteiro.

O Maestro Carlo Rizzi e a Orchestre de l’Opéra National de Paris combinam energia e delicadeza, densidade de acordes e lirismo de melodias. O Coro da Ópera Nacional de Paris preparado por Ching-Lien Wu investe desde o início da obra em timbre e material para narrar a história e mergulhar na lenda, como no decorrer de suas intervenções, tornando-se uma caixa ecoando a dor dos amantes, bem como a sua alegria.

Prólogo:
Todo elenco no palco canta sobre a luta entre os Capuletos e os Montecchios e o trágico amor de Romeu e Julieta

Ato I:
Após um desentendimento entre os Capuletos e os Montecchios, Páris pede a mão de Julieta para seu pai. Persuadido por Benvólio e Mercúcio, Romeu decide ir à festa na casa dos Capuletos.

Ato II:
Romeu encontra Julieta em sua varanda e ambos se apaixonam. Com ajuda de Frei Lourenço eles se casam escondido.

Ato III:
Teobaldo convida Romeu para um duelo, mas Mercúrio acaba indo em seu lugar e morre. Romeu mata Teobaldo em vingança.

Ato IV:
Romeu é exilado e se despede de Julieta consumando o casamento. Capuleto promete a mão de Julieta à Páris. Frei Lourenço oferece uma poção para Julieta simular sua morte e enganar sua família.

Ato V:
Romeu mata Páris. Ele acredita que Julieta está morta, e se envenena. Julieta acorda e encontra Romeu morto. Ela se suicida com o punhal dele. As duas famílias encontram os 3 mortos.

           

COMPRAR INGRESSO - PARQUE LAGE VER A PROGRAMAÇÃO NOS CINEMAS