Ciclo de palestras

Ópera: Arte Total

Três palestras gratuitas sobre a história da ópera, ministradas pelo professor e musicólogo Rodolfo Valverde

e uma palestra especial da Radio Mec, ministrada por Carina Amorim e Oscar Santiago.

Centro Cultural Laura Alvim (Ipanema).

18, 19, 20 e 22 de setembro de 11h às 13h 

A mais completa das artes interpretativas, a ópera é uma combinação plena de música, teatro e literatura. De seu nascimento até os dias atuais, sua evolução estilística influencia e reflete as transformações culturais e artísticas da sociedade ocidental. Em dois encontros, as características musicais, vocais e dramáticas da ópera serão analisadas através da apreciação das obras apresentadas na presente edição do projeto. Do romantismo de Verdi em Rigoletto à Madama Butterly de Puccini e à síntese da lírica italiana revelada em seu Trittico. Do romantismo francês de Gounod em sua versão de Roméo et Juliette ao verismo da Carmen de Bizet, passando pelo Hamlet de Ambroise Thomas e à sátira e joie de vivre de La Vie Parisienne, de Offenbach. Do classicismo de Mysliveček à revolução do drama musical de Wagner em Das Rheingold, a ópera é viva, a ópera é vida!
Viva a Ópera!


18/09 – Myslivecek, Il Boemo:

Palestra ministrada por Petr Vaclav, diretor do filme Il Boemo, com a participação de Rodolfo Valverde. Em francês, com tradução simultânea.

Com a participação especial do diretor do filme ll Boemo, Petr Vaclav, que discute a concepção e realização de seu filme lançado durante o Festival, o encontro aborda a vida e a obra do tcheco Josef Myslivecek (1737-1781). Compositor fundamental para a consolidação do classicismo musical, mas negligenciado por sua posteridade, Myslivecek tem a sua obra finalmente resgatada, demonstrando que é muito mais que o grande influenciador de Mozart.


19/09 – A Ópera no Rádio e o Centenário da Rádio MEC

Palestra ministrada por Carina Amorim e Oscar Santiago.

Começamos pelo Guarany inaugurando o rádio no Brasil em 1922, passamos pela primeira ópera transmitida pela rádio MEC na década de 1920: o Amigo Fritz, indo por dezenas de transmissões no Municipal do Rio, como a passagem de Maria Callas em 1951, chegando até os dias de hoje com gravações no Municipal, UFRJ, FAO e até transmissões internacionais com o MET de NY e a BBC.


20/09 –  A Ópera Italiana como fonte e inspiração: Verdi e Puccini

Palestra ministrada por Rodolfo Valverde

Em seus séculos iniciais, a ópera italiana é a referência absoluta do gênero em suas transformações dramáticas e musicais. Neste encontro, a trajetória singular e o impacto sociocultural do estilo italiano serão analisados, dos seus primórdios na obra de Claudio Monteverdi ao ápice barroco na opera seria de Händel. Do bel canto de Rossini, Bellini e Donizetti ao protagonismo de Giuseppe Verdi e à síntese final de Giacomo Puccini.


22/09 – Lírica à francesa e a revolução germânica: Gounod, Bizet, Thomas, Offenbach e Wagner

Palestra ministrada por Rodolfo Valverde

Na Paris do século XIX, capital cultural da Europa, a diversidade de teatros se reflete na pluralidade de gêneros operísticos. Suas características estilísticas, distinções e similaridades serão abordadas, do grand opéra de Ambroise Thomas ao opéra lyrique de Charles Gounod, do opéra bouffe de Jacques Offenbach ao opéra-comique de Georges Bizet. No mesmo período, a estética romântica germânica impulsionou a genialidade de Richard Wagner à maior revolução dramático-musical da história da ópera: a gesamtkunstwerk.