Ópera para crianças

O projeto pedagógico Ópera para crianças, sob direção artística de Pascal Giordano, é o destaque do programa educativo 2019 do Festival Ópera na Tela.

Trata-se de produzir uma ópera em francês, baseada na obra consagrada do escritor e desenhista PEF « La Belle Lisse Poire du Prince de Motordu ». A história mostra como as pessoas podem ser aceitas pela coletividade apesar das suas diferenças. As músicas foram criadas por Jean-Luc Michel, as canções são de Michèle Bernard.

Além de ser um autor famoso, PEF é um escritor e desenhista militante. Faz parte do grupo de artistas que se interessam pela infância e que entendem que a luta contra o analfabetismo passa também por ações paralelas ao ensino clássico.

Esse ópera será realizada com alunos do Lycée Molière e da Escola Municipal Professora Dídia Machado Fortes, e contará também com a participação da orquestra de jovens da ONG Ação Social pela Música do Brasil.

Nosso propósito é oferecer uma experiência única para crianças de universos diferentes, por meio da participação em um projeto artístico profissional.

Esse projeto pretende:

– impulsionar uma motivação adicional para os alunos e os professores, na aprendizagem e na transmissão da língua e cultura francesa

– propor estudar a língua e cultura francesa de uma forma lúdica através do universo do PEF, ao longo do ano escolar

– proporcionar às crianças uma experiência profissional no palco

Montar um espetáculo é uma experiência coletiva, onde cada um aprende muito por meio de um intercâmbio e convivência em grupo. Para crianças, esse tipo de aprendizagem é ainda mais importante, sobretudo quando se trata de conviver com crianças de outras origens sociais. Vocês, benfeitores, também participarão dessa experiência, já que suas doações permitirão acompanhar os resultados do trabalho das crianças ao longo dessa aprendizagem assistindo ao espetáculo, resultado de uma obra onde o empenho de cada pessoa para construí-la é fundamental.

Para viabilização do projeto, precisamos do apoio de todos, por isso estamos com uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria, até 30/10.

Seja qual for o tamanho, a sua ajuda é uma pedra muito preciosa nessa construção!

Faça como os benfeitores abaixo e participe da campanha em https://benfeitoria.com/operaparacriancas

MERCI

Alexandre Casagrande, Ana Carolina Zamboni, Andrea Moraes Torres, Annaïck RUIZ, Anne Ferreira, Camille Agut, Carolina Pombo, Carrier Marie-Anne, Cristina Pessoa Dos Santos, Céline Dappelo, Dinoã Dias, Eduardo Varela, Emmanuel Mounier, Emmanuel Pierre Jean Masseguin, Emmanuelle Kautzmann, Henrique Abrantes, Jackie De Lrc Yvc, José Roberto Resende, Juliana Stopa Corrignan, Stephane Le Tortorec, Lindaura Cervelin do Prado, Lorena Didier, Luciana Sá, Luiza Florencio Cabral de Andrade, Maria Alice Alves, Marie Huon Picot, Marize Diegues Monnier, Mônica Aparecida Schultz Neves, Nicolas Theoleyre, Olivier Petit, Patricia De Nes de S. Mainenti, PATRICIA ZUARDI, Paula Silveira Visconti, Pierre henri d hausen, Rafael Palma Mungioli, Renata Curi Haeugen, Roberta Sampaio Antunes Maciel Assis de Almeida, Rodrigo Mariano Dias Carneiro, Sandra Konig, Sandro Anderson de Souza Campos, Savana Macedo Fraulob, Silvia Veras de Lacerda Guimaraes, Somulo Nogueira Mafra, Susam Ester, Thibault François Pierre Yves Sabatier, Victor Jose Ligneul Schultz.

 

e em especial a APE – Associação dos Pais de Alunos do Lycée Molière e Festival do Livro