Ciclo de palestras

Com o intuito de democratizar a arte lírica, facilitar sua compreensão e seu acesso e formar novas plateias, o Festival Ópera na Tela oferece um ciclo de três palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo, proporcionando um verdadeiro passeio musical pelos vários períodos da história da ópera.

As palestras são gratuitas e acontecerão na tenda do evento nas respectivas cidades. Confira abaixo a programação:

SÃO PAULO

A ÓPERA, DO BARROCO AO VERISMO

CICLO DE TRÊS PALESTRAS SOBRE A HISTÓRIA DA ÓPERA

Download programa das palestras 

Ministradas por Sergio Casoy

23/10, 25/10 e 26/10

De 16h às 18h30

Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima,2705

Entrada Franca (sujeita à lotação)

 

RIO DE JANEIRO

ÓPERA, HISTÓRIA E SOCIEDADE
CICLO DE TRÊS PALESTRAS

Ministradas por Robson Leitão

De 16h às 18h30

EAV Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 (tenda do Festival)

Entrada Franca (sujeita à lotação)

Programação

02/11- Monteverdi, Orfeu e as primeiras grandes óperas.

05/11- A mulher dentro do universo masculino da ópera.

09/11- Giuseppe Verdi e a consagração da ópera italiana.

 

_________________________________________________________________________________________

Sergio Casoy

Sergio Casoy é estudioso e pesquisador de música lírica há 50 anos. Por sua destacada atuação na difusão da ópera, foi agraciado, em 2008, com o The Puccini International Award, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália em associação com a Fondazione Puccini. Foi o único prêmio concedido em toda a América do Sul. Além de ministrar cursos e palestras, Casoy é autor de vários livros e textos, entre os quais A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino (2007); Ópera à Brasileira, livro coletivo (2009); Contos de Óperas e Cantos (2009) e Estórias de Óperas e Vinhos (2019). Ele foi colaborador independente do setor de música lírica da Rádio Cultura de SP FM, entre 1990 e 2007. A partir de 2013, produz e apresenta diariamente, de segunda a sexta, o programa BRAVO!, dedicado às crônicas e às grandes vozes da música lírica.

_________________________________________________________________________________________

Robson Leitão, doutor em Literatura Comparada, mestre em Literatura Hispano-Americana pela UFF, é também comunicólogo e atua há mais de vinte anos na área musical. Em sua carreira artística, fez a coordenação cênica de espetáculos como “Cem anos de Gershwin”, “Spirituals” e “Um Natal pela paz”, realizado no Teatro da UFF, em 1999, reunindo mais de 100 artistas, entre músicos, bailarinos e cantores. Entre 2003 e 2015, dirigiu o espetáculo “Que ópera é essa?”, com integrantes do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como escritor, é o autor do libreto da ópera “Los hijos de Quetzalcoatl, musicada por Odemar Brígido. Em 2005 e 2006, realizou a pesquisa textual sobre os compositores selecionados para os CDs e DVDs “Aurora Luminosa” e “Alma Brasileira”, da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF, e fez a coordenação geral de produção da ópera “Bastien & Bastienne”, de Mozart, produzida pelo Centro de Artes UFF. Tem dirigido inúmeros espetáculos musicais, tanto clássicos quanto populares. No Centro de Estudos e Iniciação Musical – UFF, integrou o quadro de professores, ministrando cursos relacionados à História da Ópera. De janeiro de 2007 a dezembro de 2015, chefiou a Divisão de Música de Câmara do Centro de Artes UFF. Lançou, em junho de 2015, o livro Orquestra Sinfônica Nacional (1961-2011) – 50 anos de histórias e música. A partir de janeiro de 2016, assumiu o cargo de diretor do Teatro da UFF.