FALSTAFF

De Giuseppe Verdi - Ópera do Estado de Berlim

Exclusivo

Comédia lírica em três atos
Libreto de Arrigo Boito baseado em As alegres comadres de Windsor e trechos de Henrique IV, de William Shakespeare
Cantada em italiano
Encenada pela primeira vez em 1893 no Teatro alla Scala de Milão

Duração: 2h20

Maestro: Daniel Barenboim
Diretor: Mario Martone
Cenografia: Margherita Palli
Figurinos: Ursula Patzak
Coreografia: Massimo Giordano

Lucio Gallo (sir John Falstaff)
Alfredo Daza (Ford)
Francesco Demuro (Fenton)
Jürgen Sacher (dr. Caius)
Stephan Rügamer (Bardolfo)
Jan Martiník (Pistola)
Barbara Frittoli (mrs. Alice Ford)
Nadine Sierra (Nanneta)
Daniela Barcellona (mrs. Quickly)
Katharina Kammerloher (mrs. Meg Page)

Falstaff é um homem sem escrúpulos, que recorre à mentira para zombar e se aproveitar de todos ao seu redor. Depois de tentar conquistar mulheres casadas, invadir e roubar a casa de um homem e demitir injustamente seus criados, ele está na mira de todos aqueles a quem prejudicou.

Última ópera de Verdi, Falstaff foi também sua primeira obra cômica desde o desastre de Un giorno di regno, 53 anos antes. Composta quase em segredo, mostrou que ele ainda podia surpreender aos 79 anos. Falstaff revela o humor de Verdi na loquacidade da orquestração, nas “fugas cômicas” e nos tumultuados ensembles, um deles com 12 partes vocais. Ele paródia não só as óperas cômicas de Rossini como algumas de suas próprias obras dramáticas.

Nesta montagem, sir John Falstaff é o senhor de uma estranha comunidade na qual hippies convivem em perfeita harmonia na mesma casa com roqueiros, squatters, grafiteiros e anarquistas. Ao lado, moram os personagens do mundo ultrassofisticado da família Ford, na qual imperam o luxo e a sensualidade. É sobre o contraste entre esses dois universos que o diretor Martone estrutura a unidade da obra. Joga ainda com a ideia de que esses dois hemisférios de um mesmo mundo poderiam, afinal, reunir-se em torno de um mínimo denominador comum, representado por valores como o amor, a verdade e… os prazeres da boa mesa!

O sucesso obtido nesta produção deve tanto à excelência dos talentos individuais quanto à homogeneidade do conjunto. À frente de uma Staatskapelle na sua melhor forma, Daniel Barenboim mostra-se meticuloso e atento a cada detalhe, não só quanto aos músicos no fosso como também ao que se passa no palco. A orquestra revela-se, sob todos os aspectos, magnífica e o colorido de sua performance é de uma sutileza infinita. Os músicos traduzem à perfeição a inteligência da leitura proposta pelo maestro, fazendo com que um equilíbrio perfeito se mantenha ao longo do espetáculo.

No plano vocal, o elenco tem um desempenho irrepreensível e bastante homogêneo. A mrs. Quickly de Daniella Barcellona está divertidíssima na pele da mulher fatal disposta a tudo para realizar seus objetivos e nos brinda com uma voz calorosa, capaz de enfeitiçar o público. Katharina Kammerloher dá vida às artimanhas de mrs. Meg Page e completa de forma competente o quarteto feminino dominado pela Nanetta de Nadine Sierra e pela Alice de Barbara Frittoli. Esta última exibe toda a sua classe, sua elegância e sua presença, que marcam as atitudes e a voz de uma figura da alta nobreza. Nadine Sierra, como Nanetta, apresenta a originalidade de um timbre único.

Entre os homens, as vozes do duo Bardolfo-Pistola se harmonizam e se completam no seu colorido e sua intensidade. Francesco Demuro, no papel de Fenton, oferece-nos uma voz clara e de grande beleza. Seu monólogo na cena 1 do segundo ato, com a cortina baixada, merece todo o nosso respeito. Enfim, Alfredo Daza surpreende com sua autenticidade e seu empenho.

Quanto a Michael Volle, como Falstaff, ele cumpre sua missão da forma mais brilhante e convincente e ainda por cima caracterizado como hippie! Em termos vocais, impressiona pela potência de sua emissão e surpreende pela riqueza de sua paleta. Ora retumbante, ora meloso, amuado ou irritado, patético ou digno de pena, brutal ou afetuoso, Volle mostra-se capaz de despertar o entusiasmo de uma plateia cativada pela força do personagem.

Ato II

Dr. Caius irrompe da Estalagem Carter queixando-se de que os pagens de Falstaff, Bardolfo e Pistola, roubaram seu dinheiro. Falstaff encontra uma solução para conseguir esse dinheiro: conquistar duas mulheres casadas, Alice Ford e Meg Page. Alice e Meg recebem cartas idênticas de Falstaff e decidem dar-lhe uma lição. Ford traça seu plano ao saber da intenção de Falstaff de seduzir sua mulher.

Ato II
A Sra Quickly diz a Falstaff que Alice o receberá a tarde. Ford chega disfarçado de Fontana, queixando-se de não ter correspondido em seu amor por Alice Ford. Oferece dinheiro a Falstaff para que a seduza, para que ele em seguida possa fazer o mesmo. Falstaff aceita, feliz, porque logo porá chifres no marido de Alice. Na casa de Ford, Falstaff declara seu amor por Alice, mas ela comenta que já ama Meg Page. Meg chega, e Falstaff esconde-se atrás de um biombo. Entram Ford e outros, dando busca na casa. Alice esconde Falstaff num cesto, mas o barulho de um beijo por trás do biombo convence Ford de que Falstaff foi encontrado – mas é Fenton e Nanneta que ele vê. Na confusão, Alice manda os criados jogarem o cesto, e Falstaff, no Tâmisa.

Ato III
Falstaff está se consolando com vinho quando a Sra Quickly vem lhe dizer que se encontre com Alice à meia noite no Parque de Windsor trajado de “Caçador Negro”. Os outros observam que o fantasma do caçador costuma aparecer com longos chifres e acompanhado de fadas. Enquanto Alice instrui Nanneta a ir vestida de nouiva, Ford ordena ao Dr. Cauis que use capuz de frade e se prepare para casar com Nanneta. Fenton, sonhando com o amor, recebe de Alice um capuz de frade. À meia noite, Falstaff chega e tentar beijar Alice, mas percebendo a aproximação de bruxas, atira-se no chão. Prostrado, é insultado e atormentado por todos, até se arrepender. Chega o momento do Dr.Caius casar com Nanneta, mas a eles se junta outro casal mascarado. Concluída a cerimônia, o Dr. Caius constata que se casou com Bardolfo. Falstaff se alegra que não foi o único enganado, e todos saem para comemorar.

           

Compre seu ingresso no(s) link(s) abaixo:

Museu da Casa Brasileira - São Paulo EAV Parque Lage - Rio de Janeiro