O HIP HOP INVADE A (ÓPERA) BASTILHA!

De Philippe Béziat



Making of da criação de Les Indes Galantes na Ópera de Paris
Documentário – 1h 48min

Ao criar um diálogo entre a dança urbana e a canção lírica, Clément Cogitore, Bintou Dembélé e a Ópera de Paris reinventam juntos a obra-prima barroca de Jean-Philippe Rameau, Les Indes Galantes. Foi uma novidade para todos, sobretudo para essa nova geração de 30 bailarinos de hip-hop, krump, break e voguing, que nunca havia pisado no palco do um teatro.

A filmagem deste documentário de Philippe Béziat durou quase 2 anos e nos revela a criação do cenário, a direção dos bailarinos, os ensaios e a recepção do público e da crítica. Mas, além dos bastidores, ele expõe também a experiência do encontro de dois mundos que normalmente não se esbarram.

“O que me interessa é mostrar os artistas em ação e fazer ligações entre a obra e a vida. Quando troquei pela primeira vez com Clément Cogitore (artista visual, cineasta, fotógrafo e diretor de Indes Galantes), fiquei impressionado com a clareza de seus direcionamentos e seu método, que, para mim, partem de uma proposta de um artista contemporâneo, ainda mais do que de um diretor no sentido clássico – isto num local bastante conservador, a Ópera de Paris. Isso imediatamente me fascinou” diz o diretor Philippe Béziat. “Para mim, o grande gesto de Clément [Cogitore] é trazer para este cenário pessoas que nunca foram convidadas e fazer com que representem algo próximo do seu papel”, indica o realizador.

O filme, contado através do olhar dos bailarinos, integra vídeos filmados por eles mesmos para as redes sociais, contribuindo para a dimensão coletiva do filme. “O material do documentário está nesse olhar dos bailarinos sobre a instituição que é a Ópera Nacional de Paris, na forma como eles vão abordá-la, vivenciá-la, passar por ela”, acrescenta Béziat.