Ações educativas

O Festival Ópera na Tela exibe o melhor da produção operística europeia possuindo como um de seus intuitos cativar e incentivar a formação de novas plateias para essa linguagem tão múltipla. Desde o seu surgimento em 2015, o festival desenvolve ações educativas adaptadas a diversos públicos.

Em 2018, no Rio de Janeiro, mais de 300 crianças e adolescentes participaram dessas ações. Em 2019, o festival continuou sua contribuição para ampliação de repertórios culturais de crianças e jovens brasileiros, convidando escolas localizadas em São Paulo para uma experiência singular com a ópera. Além disso, foram distribuídos 200 cadernos educativos e realizado um ciclo de palestras com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a arte lírica.

Em 2021, o Festival Ópera na Tela pretende retomar seu segmento educativo ao oferecer encontros entre educandos de instituições de ensino do Rio de Janeiro e um cantor lírico, onde os participantes perceberão que o gênero que tem sua morte decretada a cada ano continua muito vivo e reflexivo sobre discussões contemporâneas comuns ao resto da sociedade. Por meio de trechos selecionados de óperas e debates, os estudantes verão que formatos que eram aceitos em anos anteriores não são de forma nenhuma pensados para os dias atuais. Professores e alunos receberão também um material educativo desenvolvido para esse encontro para que os temas abordados sejam melhor refletidos por todos em sala de aula, aproximando-os ainda mais das obras expostas. 

Agradecemos às instituições de ensino e entidades do Rio de Janeiro que nos acompanham no Festival.  Nosso desejo é que os encontros sejam estimulantes e criativos e que despertem a vontade de frequentar espetáculos de óperas futuramente.