Festival Ópera na Tela traz Raphaël Sikorski para masterclass de canto lírico e as inscrições já estão abertas

18/09/2019


INSCRIÇÕES EM SÃO PAULO VÃO ATÉ 30 DE SETEMBRO. CANDIDATOS DO RIO DE JANEIRO TERÃO ATÉ 7 DE OUTUBRO PARA PREENCHER O FORMULÁRIO

Além da exibição de obras líricas inéditas no Brasil, o festival Ópera na Tela – que ocorre em São Paulo entre os dias 18 e 27 de outubro e no Rio de Janeiro entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro – promove, pelo quinto ano consecutivo, uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado preparador vocal francês, responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera da atualidade, como Natalie Dessay e Rolando Villazon. Ao seu lado estará a pianista Nino Pavlenichvili, que já participou do evento no ano passado.

A atividade é gratuita e especialmente desenvolvida para profissionais e amadores em nível avançado (cantores líricos e músicos), que estejam interessados em aprimorar sua técnica vocal, escolha de repertório e interpretação. Candidatos devem fazer a inscrição via formulário no site do festival http://operanatela.com e anexar arquivo de vídeo ou áudio com a sua audição – links de apresentações também podem ser enviados. As inscrições dos candidatos de São Paulo deverão ser feitas até 30 de setembro. Já os para as aulas no Rio vão até 7 de outubro.

Serão selecionados dez participantes em cada cidade e os interessados devem ter compreensão de inglês e/ou francês, uma vez que as aulas serão ministradas em uma das duas línguas. O resultado da masterclass de São Paulo poderá ser conhecido no site do festival em 7 de outubro e as aulas serão ministradas no Teatro da Aliança Francesa, no centro da cidade, entre os dias 14 e 22 de outubro. Os cariocas conhecerão os selecionados em 14 de outubro, com aulas realizadas entre 24 de outubro e 1 de novembro no Theatro Municipal, no Centro.

O festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm – responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e conta com patrocínio Master do Sofitel Hotels & Resorts, Leroy Merlin, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. A programação completa do festival pode ser conferida no site: www.operanatela.com