RECITAL VALENTINE LEMERCIER

A soprano francesa Valentine Lemercier  fará dois recitais acompanhada da pianista Nino Pavlenichvili, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o recital será no sábado, 19, às 18h, e logo depois será exibida “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi. No Rio de Janeiro, a apresentação acontece na sexta, 31, às 19h, seguida da sessão de “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár.

O programa é casado e ao comprar entrada para o recital, será possível assistir à exibição da ópera.

Ingresos à venda online e na bilheteria do evento de 18 a 27/10

São Paulo – https://site.bileto.sympla.com.br/operanatelasp/

Rio de Janeiro

Ingressos:  https://site.bileto.sympla.com.br/operanatelario/

Baixe os programas dos recitais:

SÃO PAULO

RIO DE JANEIRO

________________________________________________________________

Sobre Valentine Lemercier

Valentine Lemercier nasce em 1991, em Nîmes. Aos 16 anos, passa a integrar o grupo Opéra Junior, de Montpellier. Com 18 anos é admitida no Conservatório de Música de São Francisco. De volta à França, sobe ao palco no Teatro de Aix-les-Bains no papel de Myrtale em Thaïs, de Massenet, e depois interpreta o papel de Niklausse dos Contos de Hoffmann de Offenbach, em Chambéry. No ano seguinte, Valentine Lemercier recebe uma bolsa do Cercle Richard Wagner, de Nice, e parte para uma semana no célebre festival de Bayreuth. Termina esse ano decisivo cantando a Nona sinfonia de Beethoven na Igreja St. Eustache de Paris.

Para a mezzo-soprano, 2015 é o ano da revelação. Estreia em Toulon no papel de Varvara em Katia Kabanova, de Janáček, sob a direção de Nadine Duffaut. Em Vichy, ela é Oreste em La belle Hélène, de Offenbach, encenada por Jérôme Savary. Depois, participa do elenco de Die Fledermaus (O morcego), de Johann Strauss II, em Avignon, numa montagem de Jacques Duparc. No ano seguinte, a jovem cantora faz sua estreia em Tours, onde, mais uma vez sob a direção de Savary, atua em La cenerentola, no papel de Tisbe. Integra o elenco de Geneviève de Brabant, de Offenbach, em Montpellier, assumindo em seguida o papel de Flora de La traviata, em Toulon, numa montagem de Henning Brockhaus. 

Reencontra Nadine Duffaut por ocasião da edição de 2016 das Chorégies d’Orange numa montagem de Madame Butterfly, de Puccini. Finalmente, em Tours, assume o papel de Alisa em Lucia di Lammermoor, de Donizetti.Em 2017, Valentine Lemercier estreia em Lyon em Jeanne d’Arc au bûcher, de Arthur Honegger. Em seguida, volta a Toulon no papel de Stephano na versão de Paul-Emily Fourn de Romeu e Julieta, de Gounod. Em 2018, atua como Madame Dangeville na Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea, em Saint-Étienne, e depois em Montpellier, onde interpreta Mercedes em Carmem, de Bizet. No mesmo ano é Rosine em Un barbier, baseado na ópera de Rossini, em Avignon. Seu papel seguinte é o de Pantalis no Mefistófeles, de Boito, nas Chorégies d’Orange. 

Em março de 2019, Valentine Lemercier toma parte no Cosmicomiche, em Toulon, antes de dar os primeiros passos na Ópera de Paris em abril, no papel de Mercedes, em Carmen.

Sobre Nino Pavlenichvili

Nascida em Tbilisi, na Geórgia, em uma família de musicistas, Nino Pavlenichvili se estabeleceu na França, onde obteve um certificado de qualificação em acompanhamento, passando a se dedicar à preparação de jovens cantores no Conservatório Nacional da Região de Toulouse e depois no Centro de Formação de Artistas Líricos de Marselha (CNIPAL). Pavlenichvili colabora regularmente com o festival de Aix-en-Provence na condição de chef de chant. Especializada no repertório russo, ela encarregou-se da preparação de óperas de Mussorgski, Prokofiev e Tchaikovski. Nino Pavlenichvili também se apresenta com grande regularidade em recitais com cantores renomados, assim como em master classes.