Ação educativa

O Festival Ópera na Tela tem por vocação a excelência. E cumpre seu papel fundamental ao oferecer o que há de mais sofisticado em cultura lírica ao público brasileiro. Mas não se trata apenas de ofertar, mas também de cativar e incentivar a formação de novas plateias para essa linguagem tão rica.

A ação educativa do Ópera na Tela, sob a supervisão do Maestro Ricardo Prado, reserva aos alunos e professores das escolas da rede pública, ONGs e projetos sociais, um programa muito atraente: quatro sessões gratuitas da ópera A Flauta Mágica de Mozart, em uma produção fantástica dirigida por Peter Stein e regida por Adam Fischer, em 2016 no Teatro Alla Scala de Milão.

Para acompanhar essa experiência tão especial, colocaremos à disposição dos alunos e dos professores as seguintes ferramentas:

– Um caderno educativo, com informações sobre os principais aspectos do mundo operístico e uma análise da ópera A Flauta Mágica;

– Um DVD com trechos relevantes da obra, junto com um Guia de escuta, para que os educadores possam acompanhar e explicar a linguagem do compositor e as características dessa ópera;

– Três propostas pedagógicas para uma abordagem dinâmica e lúdica em sala de aula.

Mais do que formar ou informar, estas ações e materiais foram pensados para proporcionar a estes jovens um repertório amplo e repleto de oportunidades de identificação. Costuma-se dizer que nada do que é humano é estranho à ópera. Para uma formação sempre mais tolerante, por uma educação urgentemente mais humanizadora, as artes precisam estar nas escolas. Por excelência, a ópera não pode faltar!

 

Baixe aqui o caderno educativo!